Crise VFX e novela de Hollywood

Seu filme sem VFX

O assunto é um pouco complexo e claro, muito dinheiro envolvido. Hoje grandes empresas de VFX estão saindo de Los Angeles e indo para outras cidades que pagam incentivos para as produções cinematográficas. Dessa forma, uma empresa chamada Rhythm & Hues, responsável pela criação do tigre em The Life of Pi, está passando por dificuldades financeiras.

Há aproximadamente 2 semanas atrás a empresa R&B abriu concordata, ou seja, precisa de injeção de dinheiro para não falir. Mas então, porque isto tudo — protestos, passeatas — está acontecendo agora?

A resposta é bem simples. O governo Americano e as grandes contratantes não fazem o repasse do dinheiro corretamente. Hoje no Reino Unido e no Canadá existem uma séries de medidas que incentivam a criação e o desenvolvimento de efeitos visuais. Por exemplo, se um efeito custa $100, o governo paga mais $60 para a produtora. Dessa forma é muito interessante ter uma filial em Londres ou Canadá, como fazem a Double Negative, Pixomondo, MPC, entre muitas outras. Esse é um mercado altamente flutuante, os artistas não possuem estabilidade, trabalham de acordo com os trabalhos que surgem dessas empresas (que agora começam a falir).

No Oscar, ocorreu algo que causou revolta nesses artistas. O texto abaixo é do blog VFX Soldier, criado por um profissional dessa área, e foi traduzido por mim. Confira:

Quando The Life of Pi foi anunciado como o vencedor na categoria Efeitos Visuais, ocorreu uma gafe por parte da organização do Oscar. O discurso dos ganhadores Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott foram cortados quando eles começaram a falar sobre a R&H. O corte foi no exato momento da declaração sobre as dificuldades e vitórias encontradas pela empresa.

Criaram até um movimento no Facebook, alguns usuários trocaram suas fotos do perfil por uma imagem completamente verde, simbolizando a tela verde. Caso não saiba, é nela onde ocorre toda a mágica da edição e dos efeitos visuais, fundamentais para qualquer filme, seja ele de fantasia/ação ou apenas um slice of life.

Bem… Mas e você, o que acha disso? Comente aí embaixo o que pensa sobre isso. Eu sou totalmente a favor dos que trabalham nessa área, afinal, The Avengers ou The Life of Pi seriam apenas uma tela verde sem eles, não?

Anúncios

7 comentários sobre “Crise VFX e novela de Hollywood

  1. Nossa que texto profissional filha!!! Muito maduro…amei! Eu estava assistindo ao Oscar com seu pai quando percebemos que cortaram o áudio dos caras e achamos uma tremenda falta de respeito, outros artistas passaram duas horas falando besteiras e os caras vão falar coisa séria e são boicotados?! Por favor!!! Apoio totalmente a causa, pois até agora estou de queixo caído com aquele tigre de mentira…perfeito!!!

  2. Não assisti o filme ainda, mas pela imagem deu para perceber a qualidade do trabalho, infelizmente o mundo capitalista que vivemos desvaloriza e prejudica o trabalho de profissionais que não se entregam totalmente ao sistema, acho sensacional o trabalho, e a sua colocação Miyuki, totalmente realista sobre a tela verde, me faz admirar ainda mais esses profissionais. Tenho vontade de assistir o filme principalmente por causa dos efeitos visuais, assistirei!

  3. Assistimos ao filme e realmente os efeitos visuais são espetaculares, uma pena que esses profissionais não são valorizados…. Não quero assistir tudo verde!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s